Alterações climáticas - Pacto dos autarcas: cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, é a anfitriã de um debate que terá lugar amanhã no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre "Cidades Sustentáveis e Alterações Climáticas - Como as cidades poderão combater as alterações climáticas". O debate tem início às 18 horas na sala JAN 6Q1.

Este debate é organizado em parceria com o "Pacto dos autarcas europeus" que integra já 20 cidades portuguesas: Águeda, Almada, Aveiro.Benavente,Cascais,Esposende, Ferreira do Alentejo, Guarda,Lisboa, Moura, Oeiras, Ovar, Palmela, Ponta Delegada, Porto, Santiago do Cacém, Santo Amador, Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia e Viseu.O debate irá juntar um conjunto de líderes de opinião nesta matéria e os mais importantes "actores" no sector, quer ao nível público quer privado, com o objectivo de discutir odesafio que as alterações climáticas representam e as oportunidades que criam de contribuir para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.

Do painel de oradores destacam-se a Deputada Maria da Graça Carvalho,Fabrizio Barbaso, Director Geral-Adjunto da DG Energia da Comissão Europeia e Grégoire Clerfayt, Director da Célula de Energia do Ministério da Energia da Região de Bruxelas.

O Pacto dos Autarcas é um compromisso de 1400 cidades europeias (de 36 países) que têm como objectivo ultrapassar os objectivos propostos pela política europeia de combate às alterações climáticas, a Estratégia 20-20-20, em termos de redução de emissões de CO2, do aumento da eficiência energética e da produção de energia limpa.

As cidades que integram este pacto assumem o compromisso de preparar, propor e implementar um Plano de Acção para a Energia Sustentável, explicando como irão atingir os seus objectivos nos territórios respectivos, incluindo acções que envolvam o sector público mas também o privado.