Carlos Coelho confiante num acordo justo e ambicioso em Durban

O Parlamento Europeu aprovou hoje em Estrasburgo uma Resolução sobre a Conferência sobre as Alterações Climáticas a realizar no fim de Novembro em Durban, que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

 

Carlos Coelho sublinhou a urgência de chegar a um novo acordo entre os Estados-Membros para um Protocolo pós-2012 "É fundamental assegurar um compreensivo, internacional, justo, ambicioso e juridicamente vinculativoacordo de forma a garantir os objectivos de redução das emissões (em 26%) até 2020, com base nos níveis de 1990, e limitação do aumento da média de temperatura mundial para lá dos 2°C".

 

O social-democrata considerou, de igual importância "haver uma reestruturação na arquitectura financeira do Protocolo", sendo que a actual apenas disponibiliza 5% daquilo que é a estimativa do capital que será necessário para os países em desenvolvimento nas próximas décadas. "Caso contrário, poderemos verificar uma relutância indesejada destes mesmos no que diz respeito à adesão para um novo acordo. Consequentemente é necessário que a UE insista e pressione os Estados-Membros no sentido de criar novos mecanismos que disponibilizem novos e adicionais fundos, como um Imposto sobre as Operações Financeiras, um Imposto Verde, um imposto sobre o transporte marítimo/aviação, entre outros. Admito que isso obrigue a repensar todo o pacote fiscal para não onerar excessivamente pessoas e empresas em tempos de recessão", defendeu o eurodeputado.