Carlos Coelho destaca Agenda Europeia de Cultura

Carlos Coelho apoiou o Relatório de Vasco Graça Moura sobre a Agenda Europeia para a Cultura num mundo globalizado, aprovado esta manhã na Mini-Sessão Plenária do Parlamento Europeu. Nesta Agenda é proposto um vasto Programa tendo em vista o desenvolvimento de uma estratégia tanto na UE como a nível das suas relações com os países terceiros.

Carlos Coelho lembrou que “pelo menos desde Março de 2005, Graça Moura tem sublinhado que a Estratégia de Lisboa nunca poderá alcançar plenamente os seus objectivos fundamentais se não considerar a Cultura como uma das suas dimensões essenciais.”

“A Comunicação da Comissão inscreve-se bem nesta linha e torna a Cultura um ponto importante da agenda política europeia.”

Carlos Coelho concorda com o Relator quando afirma que "é esse mundo globalizado que torna cada vez mais premente a necessidade de afirmação e reforço da identidade europeia, sem prejuízo da diversidade das culturas dos povos da Europa".

A terminar Carlos Coelho felicitou a Comissão Europeia por esta Comunicação e apelou para que seja concretizada “a criação da Task Force para a Cultura já anunciada pelo Presidente Barroso, mas que tarda em ser constituída e iniciar as suas funções.”