Carlos Coelho : ''<I>O combate ao crime organizado &eacute; uma responsabilidade comum aos 15</I>''

O Deputado do PSD Carlos Coelho defendeu hoje, em Bruxelas, "a necessidade de uma coordenação e cooperação mais próxima entre os Estados Membros, no que diz respeito ao problema do combate ao mundo do crime. Essa acção é uma responsabilidade comum, tendo em conta a sua dimensão internacional – pois este tipo de organizações criminosas têm geralmente uma acção transnacional devido ao elevado grau de mobilidade de que dispõem, acabando por tirar partido das limitações de competências, das lacunas juridicas existentes e das diferenças entre os sistemas administrativos e penais nacionais, explorando as anomalias dos vários sistemas".

Carlos Coelho referiu que "a criminalidade organizada na União Europeia foi alvo de um desenvolvimento significativo na última década, impondo-se uma actuação essencialmente nos domínios da criminalidade informática, do tráfico de seres humanos, droga, armas, do terrorismo, da pornografia infantil, do branqueamento de capitais, bem como em matéria de corrupção e de fraude; em que é fundamental que a União Europeia adopte uma definição harmonizada do conceito de criminalidade organizada que abranja estes domínios".

Para Carlos Coelho, "a luta contra a criminalidade organizada obriga a acções urgentes. É um combate que nos deve empenhar a todos e que deve contar com a participação do Parlamento Europeu na definição das estratégias adoptadas e das prioridades estabelecidas".