Carlos Coelho pede à Comissão Europeia que faça do Tejo Internacional um exemplo para o resto da Europa

- Proposta pretende criar áreas protegidas transnacionais -

O eurodeputado do PSD, Carlos Coelho, apresentou hoje ao Parlamento Europeu uma proposta de resolução sobre o Parque Natural do Tejo Internacional propondo uma gestão conjunta para os parques naturais fronteiriços.

O documento, proposto em conjunto com o deputado Espanhol Garriga Polledo, tem como pano de fundo a importância de uma coordenação internacional na gestão de aéreas protegidas partilhadas por países vizinhos para assegurar uma maior e mais eficiente protecção da biodiversidade.

Baseando-se na óptima cooperação entre o lado Português e o lado Espanhol do parque, o deputado sugere a criação de uma nova categoria de zona protegida - Zona Protegida Transnacional - que seria atribuída ao Tejo Internacional e a outros na Europa que apresentem as mesmas condições de transnacionalidade, ou seja, serem áreas contínuas entre os diferentes lados de uma mesma fronteira.

Quanto ao financiamento de projectos de protecção da Natureza sugere-se no documento que o carácter transnacional0 seja considerado um elemento inovador e de melhores práticas para efeitos da selecção de projectos e atribuição de fundos.