Directiva sobre embarcações de recreio : Joaquim Piscarreta apoia mas quer salvaguar excepções

O Deputado do PSD Joaquim Piscarreta afirmou hoje, em Estrasburgo, que "em Portugal e mais precisamente na região do Algarve, os barcos de recreio e as motos de água são uma realidade diária e incontornável dado a abundância de zonas balneares e à sua actividade turística".

Joaquim Piscarreta louvou a iniciativa da Comissão Europeia de "actualizar a Directiva 94/25/CE (16.06.1994), acompanhando a evolução tecnológica dos motores e as mais recentes exigências em matéria de protecção ambiental".

O Deputado social democrata referiu concretamente "as emissões de gases de escape e partículas que degradam a qualidade das águas balneares, assim como os ruídos dos motores, que prejudicam, tanto o ambiente como o bem-estar das populações e dos veraneantes".

Congratulando-se com os resultados finais do processo de conciliação no qual o Parlamento Europeu soube impor as suas posições, tal como a aplicação da tolerância de emissão sonora fixada nos 3 decibéis a todo tipo de motor, Joaquim Piscarreta acrescentou que defende "a existência de um regime de excepção atribuído aos barcos destinados à competição e ao transporte de passageiros com fins comerciais, elementos importantes para o desenvolvimento do turismo, principal actividade da região do Algarve".

Relativamente à competição,Joaquim Piscarreta referiu como exemplo, "a realização anual no Algarve de uma das provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de Motonaútica, que atrai a esta região milhares de turistas nacionais e estrangeiros".