Jorge Moreira da Silva chefia Delegação do PE à Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas

O Deputado do PSD Jorge Moreira da Silva foi eleito chefe da delegação à Conferência das NU sobre alterações climáticas.

 

Texto

O Deputado do PSD Jorge Moreira da Silva foi hoje eleito, na Comissão do Ambiente, Chefe da Delegação do Parlamento Europeu à 6ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP6), que terá lugar em Haia no próximo mês de Novembro.

Para Jorge Moreira da Silva "esta conferência reveste-se de especial importância porque tem por missão redigir a versão final do Protocolo de Quioto e, em segundo lugar, de preparar a Ratificação deste Protocolo, até 2001, e a sua aplicação, até 2002".

Jorge Moreira da Silva considera que "as negociações que terão lugar nesta conferência afiguram-se muito difíceis, dado que os Estados Unidos, que são responsáveis por um quarto de todas as emissões de gases com efeito de estufa, têm manifestado enormes reservas em relação ao texto do Protocolo e à sua entrada em vigor. Há, pois, o risco real de a COP6 resultar num fracasso".

Com o intuito de superar as resistências americanas, Jorge Moreira da Silva, em nome do Parlamento Europeu, tem procedido, nos últimos dias, a diversos contactos com responsáveis americanos: no passado dia 3 de Outubro reuniu, em videoconferência, com a Delegação do Congresso e do Senado americanos à COP6 e reunirá, hoje, com o Director Executivo da "task force" da Casa Branca para as Alterações Climáticas, David Gardiner.

Jorge Moreira da Silva, que é o relator do Parlamento Europeu para as Alterações Climáticas, já viu os seus relatórios aprovados pela Comissão do Ambiente. Recorde-se que o primeiro destes relatórios refere-se à implementação de um Sistema de Comércio de Emissões de Gases com Efeito de Estufa na União Europeia, a partir de 2005, e que o segundo se refere à criação de um Programa Europeu para as Alterações Climáticas. Os dois relatórios serão discutidos e votados, na próxima semana, na Sessão Plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.