Prestige: Jorge Moreira da Silva pede intervenção da Comissão Europeia

O Deputado social-democrata Jorge Moreira da Silva, escreveu hoje à Comissária do Ambiente, Margot Wallström, solicitando a intervenção urgente da Comissão Europeia na minimização dos riscos de catástrofe ecológica causada pelo Prestige e no apoio financeiro à regeneração dos ecossistemas e à compensação dos pescadores.

De acordo com o Deputado-social democrata, "esta é daquelas matérias em que uma resposta comum - leia-se europeia - oferece maiores garantias de êxito do que uma resposta meramente nacional. A circunstância de o Estado espanhol ter demonstrado não ser capaz de solucionar sozinho o problema e de existir o risco de catástrofe ambiental de larga escala, afectando não apenas os ecossistemas, mas também o bem-estar social de várias famílias de pescadores assim como a segurança alimentar europeia, são razões suficientes para que a Comissão Europeia intervenha com urgência - mesmo que os Estados-membros o não solicitem formalmente".

Para Jorge Moreira da Silva, "essa intervenção deverá passar pela responsabilização criminal dos prevaricadores (de acordo com a legislação internacional e europeia), pela mobilização dos meios técnicos indispensáveis à minimização dos riscos, pela inventariação dos impactos ambientais ocorridos, pela atribuição de financiamento que vise o apoio aos pescadores e à regeneração dos ecossistemas".

Na carta à Comissária Wallström, Jorge Moreira da Silva responsabilizou o Estado espanhol "pela tibieza e passividade na gestão do problema - não agindo mas também não pedindo ajuda à União europeia".

Em declarações à imprensa, em Estrasburgo, Jorge Moreira da Silva afirmou que "o debate importante não é saber se o barco entra ou não num dos portos portugueses, mas o de efectuar urgentemente o transvase do crude que ainda se encontra no barco"

Moreira da Silva "admite que, depois de removido o crude, possa ser ecologicamente menos grave a entrada do navio num porto português do que o seu afundamento em alto mar.  Portugal não acaba na praia", salientou o Deputado.

O Deputado Moreira da Silva congratulou-se com a "criação pelo governo português de uma task force para acompanhar esta crise".

Para além desta missiva à Comissão Europeia o Deputado social-democrata que, recorde-se é o Relator do PE para as Alterações Climáticas e chefiou as delegações a diversas Conferência das Nações Unidas relacionadas com Ambiente, como foi o caso da Cimeira de Joanesburgo, é co-autor de uma resolução sobre o acidente do Prestige a ser debatida e votada no Plenário do Parlamento Europeu na próxima quinta-feira.

Nessa resolução é igualmente pedida a intervenção da Comissão Europeia.