Sérgio Marques denuncia: Apoio europeu à Venezuela ainda não chegou

O Deputado do PSD Sérgio Marques, que hoje inicia uma visita à Venezuela a convite da comunidade portuguesa neste país, dirigiu uma pergunta à Comissão Europeia,  na qual interroga esta instituição sobre "as razões que explicam que passados mais de 15 meses sobre a calamidade de VARGAS ainda nem um simples euro se tenha gasto no apoio à reconstrução e prevenção de catástrofes".

Sérgio Marques quer ainda saber para quando "o início do apoio, quais as áreas consideradas prioritárias, que projectos serão financiados e que formas de coordenação da ajuda internacional têm sido implementadas".

No texto endereçado à Comissão Europeia, Sérgio Marques recorda que "em virtude das trágicas inundações ocorridas na Venezuela em Dezembro de 1999, foi aprovada em 20.01.2000 pelo Parlamento Europeu uma Resolução exprimindo o apoio e solidariedade da União Europeia ao povo da Venezuela .  Já antes da aprovação desta Resolução a Comissão havia mobilizado uma ajuda humanitária de emergência de 3,6 Milhões de Euros através do seu serviço ECHO a qual foi posteriormente acrescida em 3,5 Milhões de Euros, tendo-se esta ajuda revelado duma importância excepcional para acudir às inúmeras necessidades sentidas pelas populações afectadas e imediatamente decorrentes da tragédia.  Por outro lado, importa reconhecer e louvar a forma célere e eficiente como foi executada esta ajuda".

Uma delegação ad hoc do Parlamento Europeu, da qual Sérgio Marques fez parte, deslocou-se em Fevereiro de 2000 às zonas mais afectadas pela tragédia, "constatando 'in loco' não só a enorme dimensão da tragédia, como a importância dos apoios da U.E. para a prestação da assistência humanitária às populações afectadas assim como para o esforço de reconstrução das áreas atingidas. No seguimento desta visita o Parlamento aprovou uma Resolução sobre a reconstrução e reabilitação das zonas afectadas pelas inundações propondo para este efeito uma ajuda financeira de 100 milhões de Euros.

No seguimento desta Resolução do P.E. e apurados os contributos das várias linhas orçamentais (Acções de Reabilitação e Reconstrução a favor dos Países da América Latina; Cooperação Técnica e Financeira com Países em Desenvolvimento da América Latina)  a União Europeia disponibilizou um montante de cerca de 60 milhões de euros para auxiliar a reconstrução das áreas afectadas pelas inundações, bem como para acções de prevenção de catástrofes".

Sérgio Marques lembra ainda que "já mais do que uma delegação da Comissão Europeia se deslocou à Venezuela para auscultar as autoridades competentes deste País sobre os projectos a financiar no âmbito das áreas consideradas prioritárias".

A visita de Sérgio Marques à Venezuela, a convite da Casa Portuguesa do Estado de Aragua e da Casa Portuguesa do Estado de Valencia, tem como objectivos "ver qual a situação actual dos portugueses afectados pela tragédia de 1999 e como está a evoluir o projecto de reconstrução".  O Deputado português aproveitará a visita para manter contactos com as autoridades venezuelanas sobre estes temas.