BI dos Países Candidatos


 
Chipre
     

1. Bilhete de identidade

Capital : Nicosia

Área : 9.251 km2 (37% estão controlados pelos turcos).

População : 741.000 habitantes dos quais 630.000 são gregos, 89.000 são turcos e 22.000 outros

Religião : grega ortodoxa (90%), muçulmana (5%), cristã e maronita

 

2. Situação política

A situação política de Chipre dificulta em grande parte o seu processo de adesão. Desde 1974 que a parte norte do seu território encontra-se ilegalmente ocupada pela Turquia, também ela candidata à adesão. A parte Norte é uma República independente auto-proclamada em 1983 sem reconhecimento internacional. As autoridades turcas têm cometido graves erros em relação a Chipre : envio de tropas turcas, ausência de liberdade de circulação entre os diferentes territórios, destruição do património cultural e transferências massivas de colonos turcos para a ilha.

Por seu lado, a parte sul da ilha é uma república independente, democrática e soberana dotada de um sistema presidencial sem Primeiro-Ministro.

Desde 1993 têm vindo a ser envidados esforços, nomeadamente sob a égide das Nações Unidas, no sentido de ser alcançado um acordo político entre as duas partes. O Conselho Europeu de Helsínquia salientou que uma resolução política da questão cipriota poderá facilitar a adesão deste país à União Europeia, mas que tal não representava uma condição prévia para a decisão.

Recentemente, as Nações Unidas apresentaram um Plano de reconciliação que reconhecia a existência de um Estado soberano, composto por duas entidades independentes, com base no modelo suíço. Após confirmação da adesão à UE da parte grega de Chipre no passado mês de Abril de 2003, as autoridades turcas de Chipre já permitem aos cipriotas gregos passar a "linha verde" para o lado turco da ilha.

 

3. Situação económica

Existem enormes disparidades económicas entre a parte setentrional e a parte meridional da ilha. Chipre aparece no entanto com um dos melhores alunos candidatos à adesão, a nível económico, ultrapassando até alguns Estados-Membros (crescimento real do PIB, défice orçamental, ...). Acresce que a libra cipriota já se encontra alinhada pelo euro desde 1999.

 

4. Situação social

Movimentos de população que alteram a proporção de populações turcas (30%) e cipriotas (70%).

 

5. Política em relação à UE

Chipre não beneficou dos programas PHARE da UE. Existe um acordo de associação desde 1972. O diálogo político para a adesão existe desde 1989.

 

6. Prós e contras

Negativo : auxílios estatais, concorrência, ambiente e situação política.

Positivo : economia, PIB, alto nível de crescimento, turismo.