BI dos Países Candidatos


 
Estónia
     

1. Bilhete de identidade

Capital : Talin

Área : 45.000 Km2

População :  1.4 milhões de habitantes dos quais 13% são apátridas e 26% são russos.

Religião : luterana, ortodoxa

 

2. Situação política

Com o Pacto germano-soviético, a Rússia fica a governar a Estónia. Em 1941, a Alemanha afastou o poder de Moscovo e instala-se no país até 1944, quando os Russos voltam a ocupar o território. Independente desde 1991, trata-se de uma República constitucional com um parlamento único. O Presidente exerce uma actividade meramente protocolar e é eleito pelo Parlamento.

 

3. Situação económica

A situação económica está em fase de estabilização, após ter sido atingido pela crise russa. A moeda nacional estava ligada à taxa de câmbio do marco alemão até ao seu desaparecimento a favor do euro. Medidas importantes e severas para controlar a economia nacional com vista a um crescimento mais significativo.

 

4. Situação social

Existe um problema linguístico : a fluência na língua estónica é um requisito para trabalhar na função pública e no sector privado comercial deste país. Dado o importante número de imigrantes russos no seu território, essas leis linguísticas aparecem com um obstáculo à entrada no sector profissional. O sistema judicial ainda apresenta graves problemas de funcionamento. Elevada taxa de desemprego e penúria de mão-de-obra em simultâneo porque o mercado de trabalho está muito segmentado.

 

5. Política em relação à UE

Reconhecida pela UE em 1991, diferentes acordos foram assinados com a Estónia (aduaneiros, comerciais, ...).

A Estónia apresentou o seu pedido de adesão em 1995, iniciando as suas negociações em 1998.

 

6. Prós e contras

Negativo : regime linguístico - administração pública - dependência económica em relação à Rússia.

Positivo : abolição da pena de morte - novas tecnologias - economia dinâmica.