BI dos Países Candidatos


 
República Checa
     

1. Bilhete de identidade

Capital : Praga

Área : 78.866 Km2

População : 10,3 milhões de habitantes

Religião : 40% ateus, 40% católicos, 5% protestantes e 3% ortodoxos

 

2. Situação política

A Checoslováquia era uma antena do regime soviético. Um processo de democratização foi severamente reprimido pelas tropas russas. Este evento ficou conhecido como a "Primavera de Praga" (1968). Após a separação da República Eslovaca, trata-se de uma República independente desde 1993, democrática, com um sistema político presidencial com pouco poder. Membro da Nato desde 1999.

 

3. Situação económica

A República Checa apresenta bons resultados económicos. No entanto, vários processos de corrupção apareceram na altura da privatização das empresas públicas. Boa combinação de indústria ligeira e pesada e sector agrícola reduzido. Grande campanha de sensibilização para investimentos estrangeiros. A economia ainda precisa de ser estimulada. O sistema judiciário e a administração pública ainda apresentam grandes problemas de eficácia. A República Checa é frequentemente designada como o "tecto da Europa" uma vez que todos os rios que nascem na região correm em direcção aos países vizinhos.

 

4. Situação social

Minorias de etnias ciganas continuam a constituir motivo de preocupação.

 

5. Política em relação à UE

A República Checa iniciou as suas negociações em 1998. A adopção do acervo comunitário encontra várias dificuldades na sua implementação.

 

6. Prós e contras

Negativo : central nuclear de Temelin - minorias étnicas - reestruturação do sector empresarial.

Positivo : economia estável - recursos naturais.