BI dos Países Candidatos


 
Malta
     

1. Bilhete de identidade

Capital : La Valette

Área :  316 Km2

População : 400.000 habitantes

Religião :  maioria católica

 

2. Situação política

República democrática parlamentar, o sistema político está inspirado no sistema inglês. Trata-se de um sistema monocameral.

 

3. Situação económica

Com a sua localização estratégica no meio do Mediterrâneo, entre a África e a Europa, Malta sempre soube tirar proveito das trocas comerciais. O país apresenta todas as características de uma economia de mercado, embora seja necessário proceder a uma reestruturação do sector industrial para permitir à economia maltesa fazer face à pressão da concorrência da UE. Malta dispõe de poucos recursos naturais e nem sequer tem rios.

 

4. Situação social

Os estrangeiros representam apenas 1% da população. Malta compensa a ausência de recursos naturais com uma mão-de-obra importante, flexível e muito instruída. Acresce que além do maltês, o Inglês também é reconhecido como língua nacional.

 

5. Política em relação à UE

Malta apresentou o seu pedido de adesão em 1990. Em 1993, a Comissão Europeia formulou um parecer favorável. Em 1996, o novo governo maltês decidiu suspender a sua candidatura. Em 1998, Malta manifestou o desejo de relançar a sua candidatura.

 

6. Prós e contras

Negativo : Indústria transformadora - Ambiente.

Positivo : sector bancário - Justiça - serviços marítimos - Mão de obra.