BI dos Países Candidatos


 
Eslováquia
     

1. Bilhete de identidade

Capital : Bratislava

Área : 49.000 Km2

População : 5.4 milhões de habitantes

Religião :  60% de católicos, 6% de protestantes e 3% de judeus e ortodoxos.

 

2. Situação política

Historicamente ligada à República Checa, a Eslováquia tornou-se independente em 1993, atravessando um período conturbado de democratização e estabilidade política. Até 1997, os critérios políticos de Copenhaga não era respeitado. Trata-se de uma República democrática parlamentar unicamaral.

 

3. Situação económica

Estrategicamente colocada, a Eslováquia retira grandes benefícios económicos por o seu território ser atravessado pelo rio Danúbio. Paralelamente ao processo de democratização, a Eslováquia viveu com alguma dificuldade a passagem para uma economia de mercado. A sua capacidade de atrair investimentos estrangeiros é limitada. Acresce que a Eslováquia dispõe de recursos naturais limitados.

 

4. Situação social

A maioria da população é de origem eslovaca, apesar de existir uma minoria de húngaros (14%). Essa minoria sempre colocou problemas ao país, designadamente no seu sistema educativo. Uma especial atenção deve também ser dada aos problemas de direitos do Homem, nomeadamente no comportamento das autoridades policiais perante as minorias. A baixa taxa de desemprego continua a ser uma prioridade.

 

5. Política em relação à UE

 

6. Prós e contras

Negativo : turismo - indústria metalúrgica - recursos naturais - corrupção.

Positivo : reforma da administração pública e descentralização.