3. Audições dos Comissários Europeus

As audições dos Comissários indigitados pelo Parlamento Europeu tem como finalidade uma avaliação dos membros da Comissão designados com base na sua competência genérica, no seu empenho europeu, na sua independência pessoal, conhecimento do pelouro por que são potencialmente responsáveis e a sua capacidade de comunicação.

Este processo decorreu entre 11/01/2010 até 3/02/2010 com a audição da Comissária indigitada Kristalina Georgieva (após a desistência de candidatura de Rumiana Jeleva).

Durante as audições os Comissários indigitados respondem a perguntas dos deputados para avaliar as suas capacidades, e em particular, para lidarem com as questões das pastas respectivas.

Entre os dias 11 e 19 de Janeiro, todos os candidatos foram ouvidos pelas comissões parlamentares responsáveis pelas áreas para as quais foram indigitados.

Depois de 78 horas de audições, os deputados ao Parlamento Europeu emitiram o seu primeiro veredicto sobre as audições dos Comissários indigitados para a nova Comissão Europeia.

 No dia 21 de Janeiro, os líderes dos grupos políticos do PE anunciaram uma avaliação positiva de 25 dos candidatos. Na sequência da desistência de Rumiana Jeleva, foi necessário proceder a uma audição suplementar, no dia 3 de Fevereiro.

A búlgara Kristalina Georgieva fechou assim as audições dos futuros comissários europeus e passou o teste com sucesso e com os elogios de todos os grupos políticos.
Para ter acesso a todos os documentos relacionados com a audição dos Comissários clique aqui