A Universidade Europa foi um sucesso

A 11.ª Universidade Europa, mais uma vez dirigida por Carlos Coelho, realizou-se na Figueira da Foz, entre 8 e 10 de Março de 2019. 70 jovens de todo o país debateram com Deputados ao Parlamento Europeu, Deputados nacionais e personalidades políticas de excepção, os principais desafios para o futuro da União Europeia.

O Director da Universidade Europa destacou que “esta edição foi particularmente importante para os nossos participantes, porque foi realizada a três meses de eleições europeias decisivas para o futuro do projecto europeu. Conseguimos ter um programa de excelência, com convidados de primeira linha. Destaco as intervenções da Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, e da Lídia Pereira, Presidente do YEPP, que demostraram que temos uma nova geração de líderes altamente preparada para enfrentar os tempos difíceis que estão à nossa frente. E não posso deixar de sublinhar a importância do debate entre Joseph Daul, Presidente do PPE, com Enda Kenny, antigo Primeiro-Ministro da Irlanda, que discutiram com os nossos alunos o futuro da integração, sem o Reino Unido. Finalmente, a intervenção de Carlos Moedas foi mais uma prova da sua estatura política actual na União e a prestação de contas de um trabalho que deve orgulhar todos os portugueses”.

O Deputado ao Parlamento Europeu, que dirige também a Universidade de Verão do PSD e a Escola Europa, sublinhou o “papel estruturante da formação política na construção de cidadãos mais activos e preparados, de jovens mais informados e capacitados para o trabalho político assente no rigor, na transparência e na competência. Aliás, o próprio Presidente do PSD, Dr. Rui Rio, referiu-o na sessão de encerramento, a que presidiu. O PSD é um exemplo nesta área e as Universidades são o espelho da afirmação da formação política como pilar da construção do futuro do sistema político português. E a qualidade dos 70 jovens que recebemos nesta edição da Universidade Europa é prova evidente disso mesmo”.