Aprovado Carregador Comum europeu para aparelhos electrónicos

A diretiva tornará obrigatória uma porta de carregamento de tipo USB-C para uma grande variedade de equipamentos de rádio. Por conseguinte, todos os equipamentos poderão ser recarregados com o mesmo carregador.

Há anos que batalho junto da Comissão Europeia e operadores de mercado nesta iniciativa que finalmente vê a luz do dia!

Os benefícios do carregador comum são claros. E não se trata apenas da mera facilitação ou conveniência para os consumidores, mas também, e muito importante, das considerações da economia circular e redução do lixo electrónico associado ao fabrico, transporte e eliminação de carregadores, afirmou Carlos Coelho”.

O Parlamento Europeu e a sua comissão parlamentar do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores defendem há anos uma solução comum de carregamento para dispositivos eletrónicos, tendo solicitado repetidamente à Comissão Europeia que apresentasse uma proposta nesse sentido. Essa posição foi expressa em vários relatórios de iniciativa, resoluções e em perguntas dirigidas aos Comissários.

https://carloscoelho.eu/noticias/comissao-europeia-responde-a-carlos-coelho-sobre-um-carregador-comum-em-toda-a-ue

As novas regras aplicam-se a uma grande variedade de equipamentos de rádio, a saber:

  • telemóveis
  • tábletes e leitores
  • câmaras digitais e consolas de jogos de vídeo
  • auscultadores, auriculares e altifalantes portáteis
  • ratos e teclados sem fios
  • sistemas de navegação portáteis

Acresce que todos os computadores portáteis serão igualmente abrangidos por estas novas regras 40 meses após a entrada em vigor da diretiva.

A diretiva harmoniza também a tecnologia de carregamento rápido, fornece aos consumidores informações claras sobre as características de carregamento e permite que os consumidores escolham se desejam comprar novos produtos eletrónicos com ou sem carregador.

Estas novas obrigações levarão à reutilização de mais carregadores e ajudarão os consumidores a poupar até 250 milhões de euros por ano na aquisição de carregadores desnecessários. Estima-se que os carregadores eliminados e não utilizados representem até 11 000 toneladas de resíduos eletrónicos por ano.