Carlos Coelho anuncia Relatório ECHELON para o fim do mês

O Deputado do PSD Carlos Coelho afirmou hoje, em Conferência de Imprensa em Estrasburgo, que "no final do mês a Comissão Temporária sobre o Sistema ECHELON, a que preside, apresentará o seu Relatório".

Carlos Coelho, que lamentou, uma vez mais, a recusa da administração americana de reunir com a missão parlamentar europeia, que na passada semana se deslocou aos Estados Unidos, sublinhou que esse facto constitui "uma oportunidade perdida para a administração dos Estados Unidos responder às numerosas alegações produzidas nas audições promovidas pela Comissão do Parlamento Europeu sobre o Sistema ECHELON".

O que está em causa são as acusações de envolvimento dos serviços secretos americanos em intercepção de telecomunicações na Europa, violando a privacidade e os direitos dos cidadãos e fazendo espionagem económica.

"Não deixaremos de tirar todas as ilações políticas do que sucedeu nos Estados Unidos", acrescentou Carlos Coelho, que sublinhou "a diferença de comportamento entre a administração americana e os membros do Congresso".

O Deputado social democrata acentuou "a importância e a utilidade" dos contactos estabelecidos com diversas personalidades e entidades americanas, designadamente o ex-director da CIA, James Woolsey, e organizações como a American Civil Liberties Union e o Electronic Privacy Information Center.

Durante o dia de hoje, o Plenário do Parlamento Europeu discute as relações transatlânticas num debate em que será feita uma análise das relações entre a União Europeia e os Estados Unidos. Na sequência de uma proposta de Carlos Coelho será incluído um ponto, na resolução que encerrará o debate, em que o Parlamento Europeu deplora a atitude das autoridades americanas face à delegação parlamentar europeia e reclama diferente atitude em próximos contactos.