Carlos Coelho aprova apoio a Portugal do Fundo de Ajustamento à Globalização

Carlos Coelho apoiou, hoje em Estrasburgo, a Decisão que permite mobilizar a quantia de 2. 405 671 EUR, no quadro do orçamento geral da UE para 2010, a fim de conceder uma contribuição financeira em resposta ao pedido português. O social- democrata sublinhou, ainda, "a necessidade de garantir um procedimento rápido para a sua aprovação".

 

O Deputado português recordou que "o encerramento da Quimonda, em Vila do Conde, teve o efeito imediato de acrescentar quase 1000 trabalhadores ao desemprego na região Norte do país, a qual registava já na altura as taxas de desemprego mais elevadas do país, em que entre Janeiro e Outubro de 2009, os centros de emprego na região Norte registaram um fluxo mensal médio de 22 000 desempregados".

 

Na sequência dos despedimentos levados a cabo pela empresa Quimonda Portugal, S.A. foi apresentado, em 17 de Dezembro de 2009, um pedido de assistência a 839 casos de trabalhadores despedidos.

 

Este fundo destina-se a prestar apoio à reintegração desses trabalhadores, vítimas de despedimento em consequência directa da crise financeira e económica global.