Carlos Coelho e Antonio Tajani entregam Prémio Cidadão Europeu

A medalha do Prémio Cidadão Europeu 2018 foi hoje entregue pelo Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e por Carlos Coelho, Deputado ao Parlamento Europeu e proponente do galardoado, à Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Na cerimónia, que decorreu no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em Lisboa, a FFMS foi representada por José Soares dos Santos, em nome da família Soares dos Santos e dos órgãos sociais da Fundação.

Carlos Coelho, que tomou a palavra para apresentar o premiado, destacou que “o trabalho da Fundação, nestes quase dez anos, é notável. A Pordata, a colecção de ensaios e estudos, o portal de direitos e deveres ou o programa Fronteiras XXI são apenas alguns exemplos dos projectos de cidadania que a FFMS lançou e lidera, com sucesso há quase uma década. O contributo para a consciencialização dos cidadãos sobre os desafios do país, da Europa e do mundo é inestimável e eleva a qualidade da nossa democracia”. No discurso perante o Presidente do Parlamento Europeu, o Deputado declarou que “a Europa em que acreditamos não é refém de nacionalismos ultrapassados, de populismo falhados ou de autoritarismos violentos. A Europa em que acreditamos é feita de Democracia, Liberdade e Estado de Direito. É feita com a participação de todos: seguramente de todos os Estados-Membros, mas sobretudo os 500 milhões de cidadãos. É essa Europa que, com a atribuição do prémio à FFMS, celebramos”.

Antonio Tajani, que está em Portugal para uma visita oficial de dois dias, declarou que se sentia “muito honrado por poder atribuir o Prémio Cidadão Europeu à FFMS em Portugal, pelo imenso trabalho e dedicação à causa europeia, de que os projectos que lidera são exemplos. Nas vésperas de eleições europeias, o trabalho da FFMS é particularmente importante para levar mais cidadãos a votar e a fazê-lo de forma mais informada”. 

Veja aqui a galeria fotográfica do Prémio Cidadão Europeu 2018.