Carlos Coelho, relator do Pacote para a Contratação Pública europeia, endereçou juntamente com outros Deputados uma pergunta à Comissão Europeia sobre a decisão de prolongamento do projecto “Gronda di Genova” em Itália.
O investimento em infra-estruturas de transportes é um instrumento importante para melhorar a competitividade europeia. O turismo no norte da Itália pode lucrar muito com projetos como o "Gronda di Genova" (Genoa Bypass Project). O governo italiano notificou a Comissão Europeia sobre um plano para prolongar as concessões existentes por 4 anos sem um concurso público prévio em relação a este projeto de autoestrada.
O governo argumenta que já existe uma concessionária legítima para o Bypass de Genova. No entanto, o projecto é totalmente novo e será uma autoestrada adicional em comparação com as existentes (mais conexões, custos mais elevados, etc.). Este projeto deve, portanto, ser licitado ou concedido novamente.
Para Carlos Coelho a transparência e eficácia nos procedimentos de contratação pública é vital, lamentando uma diminuição da intensidade da concorrência nos contratos públicos na União nos últimos anos.
Por estes motivos perguntou à Comissão Europeia se:
1. este procedimento do Estado italiano está em conformidade com as Diretivas relativas aos contratos públicos da União Europeia ?
2. O que tenciona a Comissão Europeia fazer relativamente a estes planos que representam um dos maiores projectos de infra-estruturas da Europa ?
Consulte aqui a pergunta endereçada por Carlos Coelho à Comissão Europeia
Consulte aqui a resposta da Comissão Europeia, endereçada aos Deputados subscritores da pergunta
Informações relacionadas:
Projecto de Relatório Carlos Coelho sobre a estratégia para a contratação pública europeia