Resposta da Comissão Europeia a Carlos Coelho sobre o caso "Gronda di Genova"
Em 27 de abril de 2018, a Comissão aprovou um plano notificado pela Itália e relativo a dois concessionários de autoestradas, ou seja, a Autostrade per l’Italia (ASPI) e a Società Iniziative Autostradali e Servizi (SIAS)[1].
O plano aprovado pela Comissão diz respeito a investimentos relativos, no essencial, à construção da circunvalação «Gronda di Genova» (confiada à ASPI) e à conclusão da autoestrada «Asti-Cuneo» (financiadas pela SIAS), reduzindo simultaneamente o impacto sobre os utilizadores e limitando a distorção da concorrência. No que se refere ao reduzido impacto sobre os utilizadores, impõe um limite aos potenciais aumentos de portagem. No que diz respeito à limitada distorção da concorrência, a Itália comprometeu-se a evitar qualquer sobrecompensação dos concessionários. Além disso, 80 % das obras de construção, incluindo as obras de construção da «Gronda di Genova», serão adjudicados pelo concessionário a empresas terceiras.
Ao aprovar o plano, a Comissão avaliou-o no âmbito tanto dos auxílios estatais como das regras em matéria de contratos públicos, incluindo as disposições pertinentes da Diretiva 2014/23/UE «Concessões»[2].
As questões específicas sobre a circunvalação «Gronda di Genova», evocadas pelos Senhores Deputados, foram explicitamente abordadas pela Comissão na decisão de aprovação, que será brevemente disponibilizada ao público no sítio Web da Comissão[3].
[1] O comunicado de imprensa da Comissão sobre a decisão de aprovação está disponível em http://europa.eu/rapid/press-release_IP-18-3581_en.htm.
[2] Diretiva 2014/23/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014, relativa à adjudicação de contratos de concessão (JO L 94 de 28.3.2014, p. 1).
[3] Nas seguintes ligações:
http://ec.europa.eu/competition/elojade/isef/case_details.cfm?proc_code=3_SA_49336
http://ec.europa.eu/competition/elojade/isef/case_details.cfm?proc_code=3_SA_49335
Download do documento
- 18 de Outubro, 2018 - Lisboa acolhe Conferência de Alto Nível sobre Contratação Pública
- 4 de Outubro, 2018 - Estratégia europeia para os Contratos Públicos aprovada pelo Parlamento Europeu
- 19 de Junho, 2018 - Carlos Coelho vê aprovado o seu relatório sobre Contratação Pública
- 19 de Abril, 2018 - Carlos Coelho preocupado com falta de transparência e concorrência nos contratos públicos em Itália
- 22 de Março, 2018 - Carlos Coelho apresenta Relatório sobre Contratação Pública Europeia
- 19 de Fevereiro, 2018 - Carlos Coelho acolhe Workshop sobre Contratação Pública Europeia
- 11 de Dezembro, 2017 - Carlos Coelho nomeado Relator do Parlamento Europeu para a Contratação Pública Europeia