Fundadores da Nossa Europa dizem que é a Hora da Europa, num manifesto sobre o combate à Covid-19

Os fundadores da Plataforma “Nossa Europa” assinaram um Manifesto que alerta a União Europeia para a urgência de tomar decisões concretas no contexto da pandemia da Covid-19 (disponível em https://nossaeuropa.eu/diadaeuropa). Esta posição pública assinala o Dia da Europa e os 70 anos da Declaração Schuman, considerada o embrião do projecto europeu. Carlos Coelho, presidente da plataforma, promoveu a iniciativa que alerta para a necessidade de respostas mais eficazes à emergência sanitária, à crise económica e à ameaça às democracias e Estado de Direito na União.

O manifesto, subscrito por mais de vinte personalidades de diferentes formações académicas, experiências profissionais e ideologias políticas, aponta para a defesa de maior integração europeia, retirando da situação actual uma oportunidade para protagonizar mudanças na estrutura da União Europeia. 

A Plataforma Nossa Europa foi fundada em Fevereiro de 2020 e pretende promover o debate sobre a integração europeia e a pedagógica cívica sobre a cidadania europeia.