Nuno Teixeira expressa a importância da inclusão social das Pessoas com Deficiência

Nuno Teixeira participou ontem numa conferência, no Parlamento Europeu, dedicada à Nova Estratégia para Pessoas com deficiência 2010-2012, que foi acompanhada por intérpretes de linguagem gestual. O encontro contou com a participação da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária para a Justiça, Assuntos Sociais e Cidadania, Viviane Reding, do primeiro Eurodeputado surdo e Presidente do Grupo para Pessoas com deficiência, Ádám Kósa, e do Presidente do Fórum Europeu para Pessoas com deficiência, Yannis Vardakastanis.

 

O Deputado madeirense sublinhou a necessidade de garantir às pessoas com deficiência todas as condições para haver uma integração real das mesmas na sociedade e afirmou "que as primeiras barreiras a quebrar deverão ser na educação e na formação. " Acrescentou ainda que em muitos países europeus " os obstáculos físicos são ainda uma realidade, reduzindo a mobilidade dos deficientes, e por isso, é necessário implementar as acções propostas por esta estratégia".

 

A nova estratégia para Pessoas com deficiência 2010-2020, adoptada pela Comissão Europeia em Novembro, e os planos de acção a implementar nos Estados-Membros visam proteger e garantir às pessoas com deficiência todos os seus direitos como cidadãos e, simultaneamente, remover os obstáculos do seu dia-a-dia. A Comissária para a Justiça, Assuntos Sociais e Cidadania, Viviane Reding, sublinhou que "a União Europeia tem dados os passos certos para promover os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, exemplo disso é a assinatura por parte da União Europeia e dos Estados-membros da Convenção Europeia sobre os direitos dos deficientes, este mês de Janeiro".