O Parlamento Europeu aprovou, hoje, o Relatório do social-democrata José Manuel Fernandes sobre o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, vulgo Plano Juncker, que contou com o apoio do eurodeputado Carlos Coelho.
Carlos Coelho felicita o Deputado José Manuel Fernandes pelo excelente trabalho como Relator do Plano Juncker recordando que "embora tenha algumas dúvidas sobre o sucesso deste instrumento, concordo que temos de dar prioridade às políticas que estimulem o crescimento e criem emprego".
O novo instrumento, acordado entre os negociadores do PE, entre os quais José Manuel Fernandes, e do Conselho em maio visa financiar projectos viáveis que não se conseguem aprovar nos fundos atuais nem financiar pelo mercado.
A este propósito Carlos Coelho saúda o facto de do total de 315 mil milhões, 75 mil milhões serem destinados preferencialmente a projectos que incluem Pequenas e Médias Empresas aplaudindo "sobretudo que, sob proposta do Deputado Relator, tenha ficado consagrado:
- o reforço do investimento nos países que mais precisam: o contributo para a Coesão económica, social e territorial é um critério de selecção;
- a valorização do mérito dos projectos - que não poderá ser prejudicado pela situação económica difícil do seu Estado-Membro;
- o apoio aos investidores: criando uma Plataforma de Aconselhamento ao Investimento;
- o assegurar de um processo transparente: as aprovações serão públicas e as reprovações comunicadas ao Parlamento europeu.
Ao concluir o eurodeputado desabafou "esperar sinceramente que este plano possa contribuir para a retoma económica de Portugal e para a criação de emprego".