O Parlamento Europeu aprovou hoje por 474 votos a favor, 7 contra e 50 abstenções, em Estrasburgo, uma resolução sobre a grande catástrofe natural na Madeira que expressa a necessidade de prestar ajuda à Região na recuperação das consequências económicas e sociais resultantes da catástrofe.
A iniciativa deste documento foi do único deputado madeirense ao Parlamento Europeu, eleito pelo PSD, Nuno Teixeira. Segundo o eurodeputado, no rescaldo da tragédia que assolou a Região Autónoma da Madeira, "urge agora disponibilizar assistência à Região de forma a permitir a sua recuperação dos vários danos materiais verificados".
O documento recebeu o apoio unânime dos eurodeputados portugueses, que desde o início manifestaram a sua total solidariedade com o sucedido na Madeira.
No documento faz-se apelo à Comissão Europeia para a mobilização do Fundo de Solidariedade de uma forma flexível bem como para uma revisão dos programas regionais financiados a nível europeu para que seja possível uma adaptação face às necessidades decorrentes dos efeitos da catástrofe.
Nuno Teixeira recorda que a Região Autónoma da Madeira é uma Região Ultraperiférica, destacando a fragilidade de tais Regiões cujas características específicas da sua situação social e económica tornam ainda mais urgente a disponibilização da melhor ajuda possível.