PE aprova 48,5 milhões de euros de apoio a Portugal : Joaquim Piscarreta reclama mais apoio à prevenção

Na sequência da aprovação pelo Parlamento Europeu, hoje em Bruxelas, da mobilização de 48,5 milhões de euros do Fundo de Solidariedade para pagamento dde ajuda de emergência a Portugal, o Deputado do PSD Joaquim Piscarreta sublinhou que os prejuízos causados pela vaga de incêndios em Portugal "poderiam ter sido parcialmente evitados com medidas de prevenção adequadas e efectivamente realizadas".

É neste sentido que Joaquim Piscarreta reclamou  "o reforço orçamental da componente de política preventiva do programa Forest Focus".

Recordando que "no Verão passado, o território português foi varrido de Norte a Sul pelo flagelo dos incêndios, com uma dimensão jamais atingida tendo, no total ardido mais de 400 mil hectares.  Além das perdas económicas avaliadas em 1,372 biliões de euros, lamenta-se ainda 18 vítimas mortais e 45 mil pessoas que ficaram sem qualquer fonte de rendimento.  Para lá das consequências humanas e económicas, esta tragédia também acarretou consequências sociais, ambientais e sociais".

Joaquim Piscarreta saudou o testemunho de solidariedade que a União Europeia vai prestar junto das populações afectadas através da ajuda hoje aprovada e fez suas "as palavras do Secretário de Estado Costa Neves de sincero agradecimento à Comissão e ao Parlamento Europeu pela celeridade e eficácia com que trataram o pedido português de intervenção do Fundo de Solidariedade".

Joaquim Piscarreta salientou que o  montante de 48.5 milhões de euros agora disponibizado "representa 8.5% do total dos prejuízos sofridos".