Proteger os que sofrem às mãos do terrorismo!

O Parlamento Europeu discute hoje a necessidade de ter um regime especial de protecção para as vítimas de terrorismo.

Carlos Coelho considera que "nenhuma comunidade, nenhuma pessoa devia ser vítima. De terrorismo ou qualquer outro crime. No passado recente, contudo, fomos lembrados dessa condição um pouco por toda a Europa com particular intensidade. Fomos também lembrados da especial natureza das vítimas de terrorismo, cujos impactos vão, não raras vezes, para lá da dor física, das consequências directas".

O social-democrata lembra que "este ano entra em vigor a directiva (horizontal) para a protecção das vítimas, que visa assegurar, numa Europa cada vez mais móvel, que todos os cidadãos europeus tenham um conjunto de garantias mesmo quando fora do país da sua residência". Mas nota que " é consensual que, assim como as vítimas de tráfico de seres humanos, também as vítimas de terrorismo obrigam a cuidados específicos".

Carlos Coelho conclui congratulando a Comissão Europeia pela "proposta apresentada no passado dia 2 que, no âmbito da Agencia Europeia para a Segurança, pretende introduzir um regime específico, complementar à Directiva horizontal" e reconhecendo que "não sendo possível garantir que nunca mais teremos ataques terroristas em solo europeu, garantamos pelo menos que as nossas vítimas sofrem o menos possível".