A Deputada do PSD Regina Bastos congratulou-se com a aprovação no Parlamento Europeu da "mobilização do Fundo de Solidariedade a favor de Portugal concedendo-lhe 48,539 milhões de euros - ou seja, a verba exacta que foi solicitada pelo Governo português - para fazer face às consequências dos incêndios devastadores deste Verão".
Regina Bastos salientou que "esta verba permitirá tomar medidas de emergência para as populações atingidas pelas consequências dos fogos que vitimaram 18 pessoas e devastaram mais de 403 mil hectares de floresta. Irá atenuar os custos sociais inerentes à perda de postos de trabalho e fontes de rendimento, o impacto ambiental dos incêndios e ajudar a restituir o potencial produtivo das regiões afectadas".
Atendendo à excessiva complexidade destes pedidos de ajuda, Regina Bastos entende que "a Comissão Europeia deve rever as regras de funcionamento da atribuição do Fundo de Solidariedade que foi criado precisamente para responder com eficácia a situações de emergência e flexibilizar e facilitar estes procedimentos administrativos comunitários".
Regina Bastos defendeu ainda "que devem ser desenvolvidas medidas de acompanhamento e de prevenção no domínio dos incêndios florestais e devem ser aumentadas as dotações destinadas ao programa Forest-Focus".