Notícias

Nesta secção encontra um levantamento exaustivo das notas de imprensa dando conta da actividade dos Deputados do GEPSD no Parlamento Europeu, nomeadamente as intervenções em plenário e as explicações de voto.

28-10-2002

Sérgio Marques visita África do Sul

No âmbito de uma visita oficial do Parlamento Europeu, Sérgio Marques desloca-se à África do Sul para se reunir com as autoridades nacionais e a comunidade portuguesa.


24-10-2002

Pacheco Pereira: ambiguidades europeias e luta contra o terrorismo

Num debate sobre a luta contra o terrorismo, o Vice-Presidente do PE José Pacheco Pereira, defendeu que seria interessante fazer uma reflexão sobre qual teria sido a resposta da Europa se o atentado do 11 de Setembro de 2001, se tivesse dado na Europa.


24-10-2002

Graça Moura: o dinamismo no teatro e nas artes do espectáculo não deveria depender essencialmente das subvenções públicas

Num debate no Plenário do Parlamento Europeu sobre o "Teatro e as artes do espectáculo numa Europa alargada", Vasco Graça Moura sublinhou que o financiamento do teatro deve ser baseado na diversificação das fontes de financiamento, no reforço das políticas de captação dos apoios mecenáticos,mas também na dimensão empresarial dos próprios teatros.


24-10-2002

Carlos Coelho defende ''reacção global'' na luta contra o terrorismo

No debate sobre o terrorismo, Carlos Coelho defendeu uma reacção global que possa combater eficazmente a ameaça terrorista que é uma das maiores ameaças contra a democracia, o livre exercício dos Direitos do Homem e o livre desenvolvimento económico e social.


24-10-2002

Jorge Moreira da Silva exige tributação dos produtos americanos exportados para a União Europeia

Jorge Moreira da Silva, Relator do Parlamento Europeu para as Alterações Climáticas e autor da proposta de resolução do PE sobre a Conferência de Nova Deli, definiu as prioridades da União Europeia.


23-10-2002

Jorge Moreira da Silva defende regulamentação do mercado dos medicamentos

No debate do Parlamento Europeu sobre a regulamentação do mercado dos medicamentos, o Deputado Jorge Moreira da Silva defendeu que esta iniciativa permitiria melhores padrões de saúde na UE, o aparecimento de novos medicamentos e o fabrico e comercialização dos medicamentos genéricos


23-10-2002

Saúde e Segurança no trabalho:Regina Bastos defende política eficaz de prevenção

No debate do Parlamento Europeu sobre as propostas da Comissão Europeia para protecção dos trabalhadores independentes, a Deputada Regina Bastos defendeu a aplicação de uma política eficaz de prevenção, acompanhada de acções de formação, informação e de campanhas de sensibilização.


23-10-2002

Carlos Coelho defende normas comuns para concessão do estatuto de refugiado

No debate do PE sobre o estatuto de refugiado, Carlos Coelho defendeu a existência de normas mínimas comuns de concessão do estatuto de refugiado, prosseguindo deste modo o objectivo do desenvolvimento progressivo de um verdadeiro espaço de liberdade, de segurança e de justiça.


23-10-2002

Teresa Almeida Garrett defende inclusão da Carta dos Direitos Fundamentais no futuro Tratado da União

Teresa Almeida Garrett defendeu que a Carta dos Direitos Fundamentais deverá ser a parte nobre do novo tratado constitucional, reforçando assim o seu estatuto jurídico, dando-lhe um carácter vinculativo e aumentando a protecção jurídica dos cidadãos europeus face às instituições europeias e aos Estados-membros quando aplicam direito comunitário.