Universidade de Verão 2018 foi um sucesso

A Universidade de Verão do Partido Social Democrata, Juventude Social Democrata, Instituto Francisco Sá Carneiro e Grupo do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu decorreu, entre 3 e 9 de Setembro, em Castelo de Vide. A décima sexta edição da maior acção de formação política realizada em Portugal voltou a ser dirigida por Carlos Coelho, que é Director desde o primeiro ano.

O social-democrata sublinhou que “ao longo destes quinze anos já passaram mais de 1.500 jovens pela Universidade de Verão e orgulho-me muito de ter contribuído, de alguma forma, para a sua formação cívica e política. Muitos dos nossos «antigos alunos» são hoje Deputados, Presidentes de Câmara, Vereadores, figuras cimeiras no partido ou protagonistas destacados de movimentos da sociedade civil. Este ano não foi diferente e tivemos um conjunto de alunos de enorme qualidade. Demonstraram um empenho, uma determinação e um compromisso que provam que esta geração não está afastada da política, mas apenas farta das formas tradicionais de nela participar”. A este propósito acrescentou que “a edição de 2018 recebeu convidados de primeira qualidade: académicos de excelência, Deputados ao Parlamento Europeu, deputados nacionais, autarcas modelo, empresários, sindicalistas, líderes de organizações da sociedade civil e, à distância, jornalistas, líderes de organizações internacionais e até o Presidente da República Portuguesa. Nada disto importaria se à qualidade inegável destes convidados não tivesse correspondido a qualidade das intervenções e das perguntas dos nossos alunos, que fizeram desta Universidade de Verão o sucesso que foi”.

Sobre as suas intervenções, o Deputado ao Parlamento Europeu que dirige, também, a Universidade da Europa e a Escola Europa, afirma ter procurado “alertar os jovens participantes da Universidade de Verão para a grande responsabilidade geracional que têm perante o país e face aos desafios de um mundo em mudança. A crise migratória, a instabilidade internacional em países como a Venezuela, os conflitos armados como a guerra sanguinária na Síria, a hipoteca de futuro que representa a dívida pública ou a necessidade de um Estado mais capaz de enfrentar situações de emergência como os incêndios florestais, por exemplo”. Recordando a sessão de encerramento, Carlos Coelho diz estar “muito agradecido ao Presidente do PSD, Rui Rio, pelo apoio que sempre manifestou à Universidade de Verão e por a ter escolhido para fazer um discurso tão importante, mas também muito grato à Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, pela esperança que representa para milhares de jovens portugueses e pelo empenho que coloca nesta nossa iniciativa”.

Pode assistir ao discurso de encerramento da Universidade de Verão, proferido por Carlos Coelho, aqui.