Universidade Europa celebra 10 anos com 60 jovens a debater o futuro

A 10.ª Universidade Europa decorreu entre os dias 19 e 21 de Maio, na Batalha. A Universidade Europa é uma organização conjunta do Partido Social Democrata (PSD), da Juventude Social Democrata (JSD), do Grupo Europeu do PSD, do Grupo Partido Popular Europeu e do Instituto Francisco Sá Carneiro. Este ano, reuniu 60 jovens de todo o país para discutir os temas mais relevantes da actualidade europeia.

Ao longo do fim-de-semana, os participantes tiveram oportunidade de debater o Brexit com Paulo Almeida Sande (Professor Universitário e antigo Director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal), a crise dos refugiados e das migrações com Rui Marques (Coordenador da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados) e Gonçalo Matias (Professor Universitário e antigo Secretário de Estado), os cinco cenários para o futuro da Europa com Paulo Rangel (Deputado do PSD ao Parlamento Europeu), os acordos de comércio internacional CETA e TTIP com Fernando Ruas e Sofia Ribeiro (ambos Deputados do PSD ao Parlamento Europeu) e, ainda, debater os resultados dos inquéritos realizados pelos próprios sobre “Como melhorar a UE?” com Duarte Marques (Deputado do PSD à Assembleia da República). Os módulos formativos estiveram a cargo de Carlos Coelho (Deputado do PSD ao Parlamento Europeu), que deu uma aula sobre “Como funciona a UE?” e José Manuel Fernandes que falou sobre “Quem paga a UE?”.

A Universidade Europa, que chegou à sua décima edição, foi encerrada por Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD e antigo Primeiro-Ministro de Portugal.

Carlos Coelho, que é Director da Universidade Europa desde o início, destacou que “o facto de chegarmos à décima edição, sempre com este nível de participação no número de participantes e qualidade das intervenções, demonstra duas coisas: em primeiro lugar, que temos uma geração inteira absolutamente comprometida com o projecto de integração europeia, caso contrário não se preocuparia em discuti-lo com o elevado nível a que assistimos sempre nestas edições; em segundo lugar, que há vontade em aprofundar a pertença de Portugal à União e, por essa via, a cidadania europeia”. Acrescentou estar “muito orgulhoso por chegar a 2017 e ver que já quase mil pessoas passaram pela Universidade Europa. A minha grande causa, como Deputado ao Parlamento Europeu, é a construção da Europa dos Cidadãos e isso só se consegue com uma participação activa daqueles que represento. Assistir a este grau de intervenção e à sua qualidade, garante-me a justiça desta causa e motiva-me a continuar a defender mais e melhores pedagogia, informação e comunicação europeias”.