Carlos Coelho apoia mobilidade de investigadores científicos

O Deputado do PSD Carlos Coelho defendeu hoje, em Estrasburgo, uma proposta da Comissão Europeia no sentido de facilitar a admissão de nacionais de países terceiros para efeitos de investigação científica.

Para Carlos Coelho, "esta proposta pretende introduzir novas medidas que pretendem contribuir para a realização, no âmbito do Espaço Europeu da Investigação, do objectivo da Estratégia de Lisboa de tornar a União Europeia na economia baseada no conhecimento mais competitiva do mundo até 2010".

Carlos Coelho considerou que "a aprovação deste instrumento jurídico reveste-se de uma especial importância, uma vez que para concretizar esse objectivo a Europa deverá precisar de cerca de 700 000 investigadores suplementares até 2010. Deste modo, é essencial que se facilite, com um procedimento simplificado específico, a admissão e a mobilidade dos nacionais de países terceiros para efeitos de investigação científica, de modo a que o mercado de trabalho da União se torne atractivo para os investigadores de todo o mundo.

No entanto, acrescentou, se por um lado se pretende favorecer a admissão e a mobilidade de investigadores, por outro, é essencial que se prevejam medidas de acompanhamento para evitar o desenvolvimento de novas formas de fuga de cérebros em detrimento dos países menos desenvolvidos ".

Carlos Coelho defende que é, igualmente, "fundamental que tomemos as precauções necessárias em matéria de imigração, com uma reabertura controlada dos canais de imigração legal em função de vários parâmetros, consoante as categorias de migrantes em causa e de acordo com as necessidades de cada Estado Membro".