Carlos Coelho defende uma Internet mais segura

O Deputado do PSD Carlos Coelho defendeu hoje, em Bruxelas, que "à evolução, em ritmo vertiginoso, das novas tecnologias - nomeadamente as novas oportunidades oferecidas pela Internet e pelas novas tecnologias em linha - contrapõe-se o problema do crescimento de novos perigos e novas práticas abusivas na sua utilização.

Impõe-se, assim, acrescentou, a necessidade de medidas que protejam o utilizador final contra conteúdos não desejados e que incentivem o reforço da segurança na sua utilização ".

Carlos Coelho manifestou assim o seu apoio à proposta de criação de um Programa comunitário plurianual para a promoção de uma utilização mais segura da Internet e das novas tecnologias em linha.

Carlos Coelho sublinhou que a acção deste programa "irá incidir em áreas, como os conteúdos potencialmente nocivos para crianças, os conteúdos não desejados pelo utilizador final e os conteúdos ilegais, como a pornografia infantil" e recordou que este programa "sucede ao Plano de acção para uma Internet mais segura (1998-2004) que teve um resultado francamente positivo e que conseguiu estimular uma grande variedade de iniciativas promovendo as melhores formas para se beneficiar das potencialidades dos novos media de um modo seguro".

Para Carlos Coelho "é, igualmente, positivo que se pretenda criar novas linhas directas em todos os Estados Membros, as quais deverão ser incorporadas, rápida e eficazmente, na actual rede europeia de linhas directas, a qual permite assegurar a cobertura e o intercâmbio de denúncias relativas aos tipos mais preocupantes de conteúdos ilegais".