Carlos Coelho empenhado no combate ao desemprego juvenil

O Parlamento Europeu debateu hoje, em Estrasburgo, o Relatório Skrzydlewska sobre o combate ao desemprego juvenil: soluções possíveis, que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.

O efeito prolongado da crise está a agravar uma situação já difícil para muitas pessoas, com um aumento exacerbado dos níveis de desemprego por toda a Europa. Confrontados com este aumento, é cada vez mais difícil para os jovens encontrar trabalho, em que um em cada cinco jovens disponíveis para o mercado de trabalho não consegue obter emprego.

Em Junho de 2013, as taxas de desemprego dos jovens variavam entre mais de 10% na Alemanha e 64% na Grécia. Segundo previsões mais recentes, a situação dos jovens tenderá a agravar-se ainda mais em alguns Estados-Membros, com especial incidência para os países do Sul.

Para Carlos Coelho "é fundamental investir nos jovens e propor acções eficazes e imediatas para prevenir e combater este fenómeno. São necessárias medidas de incentivo ao crescimento para criar novos empregos, num esforço conjugado entre os Estados-Membros e a UE", devendo os Estados-Membros "tomar medidas decisivas no que diz respeito à prevenção do abandono escolar, ao desenvolvimento das competências adequadas ao mercado de trabalho, ao apoio ao primeiro emprego e à formação num contexto de trabalho e de acesso ao mercado de trabalho e igualmente "serem implementadas reformas do mercado de trabalho que contribuam para uma maior abertura do mercado aos jovens".

Ao concluir, o social-democrata frisou "ser fundamental aliar os esforços nacionais a uma utilização ampla e eficaz dos apoios financeiros disponíveis da UE, seja no âmbito dos fundos estruturais ou de outras acções desenvolvidas pela Comissão".