Inclusão social e igualdade de géneros: falta coragem aos Estados Membros

O Deputado Europeu do PSD José Silva Peneda considerou hoje em Estrasburgo que "Maior inclusão social e respeito pela igualdade de géneros são princípios fundamentais subjacentes à Estratégia de Lisboa". Constatou porém que, também na União Europeia, "estes princípios ainda não passaram de boas intenções".

Silva Peneda sublinhou que "No que diz respeito à igualdade de género, a realidade é de facto confrangedora: diferenças de taxas de emprego, de remuneração, de acesso e progressão no mercado de trabalho, de níveis de educação, de participação nos programas de formação profissional, assim como maior dificuldade em conciliar a vida profissional e a vida familiar".

Pese embora a igualdade de tratamento constituir um princípio fundamental do direito comunitário, urge passar dos princípios políticos aos actos concretos. O diagnóstico é de há muito conhecido. A pecha é que é sempre a mesma: falta aos Estados Membros a coragem e a determinação para aplicar as soluções já identificadas.

A concluir José Silva Peneda advertiu que "As Perspectivas Financeiras, tal como foram aprovadas pelo Conselho Europeu, não auguram nada de bom, dados os cortes brutais infligidos nas verbas mais ligadas à Estratégia de Lisboa. Espero bem que as negociações entre o Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho consigam minimizar os estragos já feitos".