Notícias sobre "Frontex"

17-04-2019

Carlos Coelho antevê escassez de recursos humanos do SEF

O Parlamento Europeu, em sessão plenária, debateu hoje a nova Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira, que prevê a criação de uma força de 10.000 guardas e para a qual, já em 2021, Portugal terá de disponibilizar 121 agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Carlos Coelho falou em nome do Partido Popular Europeu (PPE).


11-02-2019

Parlamento aprova Nova Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira!

"A orientação de busca e salvamento da Agência sai reforçada com esta proposta, enquanto a ideia peregrina de centros de detenção de refugiados, pedida pelos Chefes de Governo em junho passado, é eliminada ”.


28-01-2019

Portugal não executa as decisões sobre imigrantes irregulares

Carlos Coelho questionou hoje a Comissão Europeia sobre os dados relativos à execução de decisões de expulsão de imigrantes irregulares por Portugal. Em 2016 e 2017, Portugal não executou nenhuma destas decisões. Em 2014 e 2015 teve um dos rácios mais baixos na União Europeia.


02-02-2016

Carlos Coelho questiona reintrodução de controlos nas fronteiras

Carlos Coelho solicitou hoje respostas com carácter urgente à Comissão Europeia e ao Conselho sobre a reintrodução de controlos nas fronteiras Schengen durante um período de dois anos. Em particular, requereu mais informações sobre a Grécia que foi alvo de uma visita surpresa às suas fronteiras externas e que resultou já num relatório provisório.


02-02-2016

Controlos em Schengen não resolvem problemas

Carlos Coelho, no plenário do Parlamento Europeu em Estrasburgo, participa no debate com a Comissão e o Conselho sobre o futuro de Schengen.


28-01-2016

Carlos Coelho reúne com director da Frontex

Carlos Coelho promoveu hoje um debate à porta fechada com a presença do Director da Frontex, em que marcaram também presença representantes de diferentes Instituições Europeias, dos vários grupos políticos, academia e sociedade civil


15-12-2015

Guarda Costeira Europeia "Estão condenados ao insucesso os que ignoram os Estados-Membros"

Estão condenados ao insucesso todos os que ignoram a solidariedade europeia e expressam tiques nacionalistas, mas também os que pensam que a solução passa por ignorar o envolvimento dos Estados-Membros.


09-06-2015

Fronteiras inteligentes: Esclarecimentos Urgentes da Comissão Europeia

O Parlamento Europeu debateu com a Comissão hoje a resposta a uma pergunta oral sobre o chamado "Pacote Fronteiras Inteligentes". Este Pacote compreende um sistema de registo de entradas e saídas, bem como um programa para passageiros bona fide. Encontra-se neste momento a decorrer o projecto piloto, tendo Portugal sido o primeiro país com testes.


28-05-2015

Refugiados: A Solidariedade Europeia não pode depender de oportunismos políticos ou nacionalismos ultrapassados

Carlos Coelho considerou que "a Comissão cumpriu com o seu papel, lançando com rapidez estas medidas que tentam fazer face à urgência humanitária. Compete agora aos Estados-Membros estar à altura desta iniciativa, e aprová-las.