Produtividade

31 de Dezembro, 2002

Dizem que na sua recente viagem a Portugal, a Presidente irlandesa Mary McAleese não segredou nos ouvidos do Presidente Sampaio comparações embaraçosas sobre a produtividade dos dois países.

 

É que enquanto a Irlanda tem uma produtividade do trabalho por pessoa empregada equivalente a 116% da média europeia (e 120% do PIB per capita) Portugal fica-se por uns envergonhados 65%.

 

Esta é uma das principais debilidades da nossa economia.

 

O quadro legislativo não é o único responsável e haverá que intervir noutras áreas cruciais nelas incluindo a educação e a formação profissional.  Mas importa reconhecer que há que flexibilizar a nossa legislação laboral.  Mesmo que hajam mais greves gerais, mesmo que os protestos dos mesmos se continuem a fazer sentir.

 

Também aqui há que aproximar da Europa.  Porque não confundimos flexibilidade com total liberalização. Porque somos a favor de um Modelo Social Europeu.  Faz parte da nossa cultura e da nossa civilização um nível de bem estar e de respeito pelos direitos individuais (e dos trabalhadores) que importa preservar.