O Deputado do PSD Carlos Coelho "cumprimentou a Presidência Grega pelos progressos registados na área da Justiça e Assuntos Internos, e pelos resultados obtidos no Conselho Europeu de Salónica.
Aplaudo, acrescentou, a decisão tomada no sentido de acelerar o desenvolvimento do programa que foi aprovado em Tampere, especialmente no que diz respeito à elaboração de uma política europeia comum em matéria de imigração (imigração clandestina, retorno ao país de origem e cooperação com países terceiros)".
Carlos Coelho salientou "os progressos obtidos ao nível do reforço da gestão das fronteiras exteriores, do desenvolvimento do SIS II, bem como do Sistema de Informação sobre os visas (VIS); bem como a adopção (após 3 anos de negociações) da Directiva sobre reunificação familiar e da Directiva sobre os Residentes de longa duração".
O Deputado social democrata considerou "igualmente importante que se tenha chegado a acordo sobre a posição da União no Acordo com os EUA sobre extradição e cooperação judiciária penal".
Carlos Coelho aplaudiu, igualmente, a decisão do Conselho Europeu sobre os resultados da Convenção e disse esperar que, "servindo de base para os trabalhos da próxima Conferência intergovernamental, se proceda finalmente à abolição dos três pilares (como tem vindo a ser pedido pelo Parlamento Europeu, desde há bastante tempo, o que tornará mais fácil e transparente a construção do Espaço de Liberdade, de Segurança e de Justiça), e que seja, finalmente, atribuído ao Parlamento Europeu poder de co-decisão na área do asilo-imigração".