Carlos Coelho aprova novo Regulamento VIS: mais controlos de segurança na emissão de Vistos Gold

O relatório de Carlos Coelho sobre a reforma do Sistema Europeu de Vistos (VIS) foi hoje aprovado na Comissão Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu.

No final da votação Carlos Coelho recordou que atualmente o VIS só é utilizado para os chamados vistos de curta-duração e sublinhou que “com a inclusão daqueles que pretendem viver, estudar, trabalhar ou investir na Europa, incluindo os beneficiários de vistos gold, damos um passo significativo para uma Europa mais segura.

O Social-democrata destacou que “qualquer nacional de país terceiro será sujeito a 15 controlos de segurança, contra 7 sistemas de informação da União Europeia, antes mesmo de chegar a solo europeu. Baixamos a idade de recolha de impressões digitais e alargamos o acesso às polícias. Desta forma, vamos ter melhor informação para combater o tráfico de crianças que nos chegam de fora da União, vamos ter mais informação para identificar vítimas de crime e também os seus autores”.

A Comissão LIBE tem 61 membros e o Relatório Carlos Coelho foi aprovado por uma ampla maioria dos membros, de vários grupos políticos.