Carlos Coelho exige mais segurança nos fogos em edifícios

O Parlamento Europeu debateu hoje, em Estrasburgo, com a Comissão Europeia a Segurança contra incêndios em edifícios.

O Eurodeputado do PSD, Carlos Coelho, que acompanha de perto estas áreas em Bruxelas referiu que “É lamentável que tenha sido necessária uma tragédia na Torre Grenfell, que ceifou a vida de dezenas de pessoas, para estarmos a ter este debate pela primeira vez e os Estados-Membros e a Comissão Europeia levarem a sério os problemas na segurança dos nossos edifícios” recordando a plateia que “Já assisti a este filme com o Número de Emergência Europeu e não me satisfaz tão pouco”.

Os padrões de segurança contra incêndios variam entre os Estados-Membros, alguns são melhores do que outros, mas todos estão a falhar. “O princípio da subsidiariedade não pode nem deve ser um escudo para lavarmos as nossas mãos e as nossas consciências. Este é um problema europeu, e deve ser abordado a nível europeu! “ - assertou Carlos Coelho.

Carlos Coelho solicitou à Comissão Europeia que tome uma decisão forte e decisiva nesta questão e exortou todos os colegas a prometer o seu apoio a um único objetivo - a segurança dos nossos cidadãos.   “Contra o fogo, não há mais tempo a perder, é hora de agir ! “.

Carlos Coelho acolhe a 18 de Outubro em Bruxelas a segunda edição do “Meet your MEP” em articulação com a Associação pelo Número de Emergência Europeu (EENA) em que os membros dos serviços de emergência dos 28 Estados-Membros irão ao Parlamento Europeu para se reunirem com os seus representantes políticos.

Os deputados são convidados a debater em discussões informais com os representantes dos seus países e círculo eleitoral os desafios dos Serviços de Emergência.

Background:

A segurança contra incêndios é uma questão importante a nível da sociedade e da segurança. Os números sugerem que ocorrem pelo menos 5.000 incidentes de incêndio por dia na UE e, para muitos, se não para a maior parte destes incidentes, uma comunidade, uma empresa ou uma família é afetada, muitas vezes por vários anos.

O impacto de um incêndio num edifício vai além das vítimas e dos bombeiros. Os incêndios criam gases poluentes, contaminam a água e têm um efeito profundo na saúde dos cidadãos. Além dos danos materiais e da perda de bens devido os incêndios em edifícios, verifica-se que muitas pequenas e médias empresas, e até centros de cidades não conseguem recuperar das consequências de incêndios de grandes proporções.

Os incêndios mudaram significativamente ao longo das últimas décadas, desenvolvendo-se mais depressa e tornando-se mais perigosos. Isto deve-se em grande parte à introdução de materiais de elevada combustão nos edifícios. Tal faz com que os incêndios nos edifícios se propaguem mais rapidamente do que nunca. No entanto, a maior parte dos países europeus não actualizaram adequadamente a sua regulamentação relativa a incêndios para se manterem a par da rápida inovação dos materiais de construção que chegam ao mercado.

A nível europeu, os testes de incêndio harmonizados e as normas padronizadas não foram atualizados adequadamente para lidar com os materiais de construção modernos.

À luz da recente tragédia da Grenfell Tower, no Reino Unido o Conselho Europeu e a Comissão Europeia foram convidados a emitir declarações e a debater o assunto com os Deputados na sessão plenária do Parlamento Europeu.