O Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou hoje, em Estrasburgo, uma proposta da Comissão Europeia no sentido de transformar a Directiva 92/109, sobre precursores de droga, num regulamento, "de modo a permitir uma simplificação da legislação, tornando-a mais fácil de aplicar de uma forma uniforme e simultânea. O que é ainda mais relevante com o Alargamento da União, pois, caso contrário, implicaria que a cada alteração que se introduzisse a essa Directiva ou aos seus anexos, tivessem que ser desencadeadas medidas de execução nacionais em 25 Estados Membros".
Pretende-se, assim, defendeu o Deputado social democrata, "fiscalizar de forma harmonizada o comércio de precursores de drogas e impedir o seu desvio para a produção ilegal de estupefacientes. Pretende-se igualmente facilitar o comércio legítimo de precursores no mercado interno, utilizados para fins legais e legítimos, como a produção de medicamentos".
Para Carlos Coelho, "face ao aumento crescente da produção e do comércio de drogas sintéticas, é essencial, que se crie um controlo efectivo e rigoroso do fabrico e colocação no mercado dessas substâncias que podem ser desviadas para o fabrico clandestino de estupefacientes e substâncias psicotrópicas. Paralelamente, exige-se, uma estreita cooperação entre as autoridades competentes e os operadores económicos da indústria química".