Carlos Coelho quer que a União Europeia chegue aos cidadãos

O Deputado do PSD Carlos Coelho defendeu hoje, em Estrasburgo , que "uma boa política de informação e comunicação deve melhorar a percepção que o cidadão tem da União Europeia; aumenta a consciência da dimensão europeia da cidadania, mostrando às pessoas as vantagens concretas, na sua vida quotidiana, de pertencer à União".

Lamentando "que a estratégia de informação e comunicação da União tenha ficado muito aquém dos seus objectivos", Carlos Coelho sublinhou que, segundo o Eurobarómetro, "é bastante reduzido o nível de conhecimento do público sobre matérias básicas da União Europeia e que, na participação nas eleições para o Parlamento Europeu se registou o nível mais baixo de sempre, nas últimas eleições".

Carlos Coelho apoiou, "a ideia de se criar um sistema de informação descentralizada, que permita ser a própria informação a ir ao encontro do cidadão. Complementado com uma estratégia interinstitucional que procure reforçar a imagem da UE e intensifique a colaboração entre a Comissão e o Parlamento, de forma a maximizar os recursos humanos e materiais".

Paralelamente, o Deputado social democrata considera que "deverão envolver-se os Estados Membros e os Parlamentos nacionais em conjunto com as instituições europeias, de modo a permitir explorar todo o potencial da estratégia comum às instituições e garantir o máximo efeito a nível local e regional, a bem do interesse geral da União e de todos os seus cidadãos".