O Eurodeputado açoriano Duarte Freitas, membro da Delegação do Parlamento Europeu com o Canadá, recebeu a confirmação de que o Presidente desta Delegação, o irlandês Sean O´Neachtain, irá debater na próxima semana com representantes do Governo canadiano o assunto da deportação dos emigrantes Portugueses do Canadá.
Tendo vindo a acompanhar com proximidade e preocupação este assunto, Duarte Freitas solicitou a intervenção da UE, que agora se confirma, e que irá ser tratada no âmbito das boas relações entre a União Europeia e o Canadá.
Não tendo sido alterada a legislação canadiana, mas mudando a atitude do novo governo em relação aos emigrantes não documentados, Duarte Freitas considera que "a forma como está ser conduzido este processo não é consentânea com o respeito pelos direitos humanos, bem como face ao relacionamento próximo que temos com este país".
Para o Deputado do PSD " o contributo positivo que a nossa emigração tem dado aos países de destino como o Canadá está bem patente quando vários sindicatos e organizações patronais do Ontário se mostram também preocupados com as consequências sociais e económicas desta atitude do governo canadiano".
Duarte Freitas critica também os responsáveis governamentais portugueses "pela permanente redução da rede de postos consulares e pelo que se passa em concreto no Consulado de Toronto que não tem vice cônsul e que está sem conselheiro social há largos meses, o que dificulta o apoio aos nossos emigrantes".