Um incêndio florestal que deflagrou no sábado, dia 17 de Junho, no município de Pedrógão Grande, causou, até ao momento 62 mortes e o mesmo número de feridos. Foi decretado luto nacional de 19 a 21 de Junho. Enquanto este fogo se mantém activo, outros incêndios mobilizam, no total, cerca de 3.000 bombeiros, 920 veículos e 15 aviões, num esforço de combate que conta com o apoio do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. Destes, 950 operacionais combatem o fogo de Pedrógão, apoiados por 300 veículos.
Carlos Coelho manifestou a sua consternação com os acontecimentos deste fim-de-semana declarando que “a dimensão da tragédia, quase sem precedentes nas últimas décadas, choca-nos e, num momento de tristeza que une todo o país, resta-nos expressar a nossa solidariedade para com as vítimas e suas famílias. Se é verdade que a ordem de grandeza do número de vítimas - mortos e feridos -, de área ardida e de danos materiais é avassaladora, não é menos importante destacar a impressionante mobilização da sociedade civil. Dos cidadãos anónimos que já se voluntariaram para ajudar e que já doaram bens e géneros alimentares essenciais, às instituições que já criaram inúmeros fundos de solidariedade, vemos um país mobilizado e uma comunidade empenhada”.
Sobre a acção europeia nesta matéria, o social-democrata recordou que “o Mecanismo Europeu de Protecção Civil foi accionado e hoje contamos não apenas com as declarações de solidariedade dos Chefes de Estado e de Governo da UE, mas com a sua acção concreta. Neste momento, contamos com apoio de meios aéreos enviados por Espanha, França e Itália. Considerando que estes países enfrentam condições atmosféricas adversas, tal como Portugal, este gesto ganha um significado ainda mais profundo”.
“Quero, para já, sublinhar a coragem, o empenho e a entrega de todos os bombeiros portugueses que combatem este flagelo todos os anos e que, nestes dias, enfrentam uma situação particularmente difícil. Estou convicto de que todo o país o reconhece e que apoia todos os homens e mulheres cuja bravura nos orgulha a todos” finalizou.