Guarda Costeira Europeia "Estão condenados ao insucesso os que ignoram os Estados-Membros"

Foi hoje discutido na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o pacote de fronteiras externas apresentado pela Comissão Europeia, e que incluiu a criação de uma Polícia Costeira e de Fronteiras Europeia.

Carlos Coelho começou por felicitar a Comissão pela "proposta corajosa" e seguiu lembrando que "a resposta da Europa a esta crise de refugiados tem sido lenta e abaixo do que é necessário. Muito por culpa do Conselho. As consequências desta inacção foram muitas, até trágicas, mas uma das mais evidentes hoje foi ter colocado em causa um dos maiores sucessos da construção europeia: o espaço Schengen".

O Social-democrata considerou que "precisamos de instrumentos para fazer face às crises, mas também para melhor garantir a integridade do espaço Schengen. E não podemos esquecer que tudo isto se baseia na Confiança Mútua ".

O Deputado notou porém que "estão condenados ao insucesso todos os que ignoram a solidariedade europeia e expressam tiques nacionalistas, mas também os que pensam que a solução passa por ignorar o envolvimento dos Estados-Membros". Por isso, concluiu, "confiança Mútua é o que precisamos. Precisamos de uma União capaz de responder aos desafios. Com pragmatismo e vontade de agir".