Islândia: UE avalia adesão e Eurodeputado José Manuel Fernandes integra missão à Islândia

O Eurodeputado José Manuel Fernandes parte amanhã, dia 25 de Maio, para a Islândia, numa iniciativa promovida pelo Parlamento Europeu no âmbito do processo de avaliação do pedido de adesão daquele país à União Europeia.

O Eurodeputado português, que faz parte das comissões dos Orçamentos e do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do PE, integra uma delegação parlamentar juntamente com os Eurodeputados Richard Seeber (Áustria) e Gaston Franco (França), com o objectivo de avaliar a adesão da Islândia à UE.

Trata-se de uma visita de trabalho de três dias que incidirá sobretudo na troca de pontos de vista sobre a legislação ambiental da União Europeia e da Islândia, e onde estarão em destaque a actividade piscatória e a gestão dos recursos hídricos, o recurso a fontes de energias renováveis, a agricultura e os efeitos da queda de cinzas vulcânicas.

A delegação tem agendada uma visita às regiões agrícolas e rurais agora a tentar lidar com a queda de cinzas do vulcão. Serão ainda analisadas questões relativas à segurança alimentar, assim como à utilização sustentável dos recursos marinhos vivos.

O programa prevê igualmente discussão com as autoridades islandesas sobre a aplicação do acervo no que diz respeito aos problemas hídricos e de enchentes, incluindo a Directiva Quadro da Água, a caça, protecção da natureza, da silvicultura e conservação do solo.

O pedido de adesão da Islândia à União Europeia foi apresentado oficialmente em 16 de Julho de 2009.