O Deputado do PSD Jorge Moreira da Silva presidiu, em Estrasburgo, à reunião constitutiva do grupo de trabalho do PPE sobre Segurança Nuclear.
Moreira da Silva afirma que este grupo de trabalho "procurará alcançar três objectivos políticos a médio prazo:
- Definir elevados padrões de segurança harmonizados para todas as centrais nucleares existentes na União Europeia e nos países do alargamento. Jorge Moreira da Silva defende que é incompreensível que a UE disponha de centrais nucleares em França e em Inglaterra, com mais de trinta anos, com níveis de segurança inferiores aos que a União está a impôr aos países do alargamento, nomeadamente à República Checa;
- Assegurar que, no âmbito da Convenção sobre o Futuro da Europa, o Tratado EURATOM passe a ser alvo do controle democrático do Parlamento Europeu;
- Internalizar no preço final da energia nuclear os seus custos ambientais, designadamente os decorrentes da gestão dos resíduos nucleares e do risco de proliferação radioactiva".
A próxima reunião do grupo de trabalho contará com a presença da Comissária Loyola de Palácio, responsável pelo pelouro da energia: