O Parlamento Europeu debateu hoje o Relatório sobre as "oportunidades de crescimento verde para as PME".
As PME representam mais de 98% das empresas europeias. São os motores fundamentais do crescimento económico europeu a longo prazo e da criação de oportunidades de emprego sustentável nos 28 Estados-Membros.
Os sectores abrangidos pelo crescimento verde proporcionam grandes benefícios económicos e ecológicos às PME europeias, prevendo-se que registem um crescimento considerável nos próximos anos. É pois fundamental que compreendamos plenamente o potencial da economia verde.
Para Carlos Coelho "o plano de acção verde para as PME da Comissão Europeia é uma iniciativa bem-vinda que visa estimular as PME no sentido de desenvolverem os benefícios do crescimento verde".
O social-democrata considerou que "é fundamental facilitar o acesso das PME ao financiamento que permita a adopção de tecnologias mais ecológicas e para o investimento em práticas empresariais sustentáveis".
O Deputado afirmou que "é necessário incentivar a investigação e os investimentos em tecnologias novas e avançadas que permitam uma evolução no sentido de um crescimento sustentável e a criação de empregos ecológicos".
Carlos Coelho lembrou ainda que, "os Estados-Membros e a Comissão Europeia devem conceder maior apoio às PME, em particular às que contribuem para melhorar a sua eficiência energética e para uma utilização dos recursos e dos sistemas de energias renováveis".