O Parlamento Europeu organizou hoje um debate subordinado ao tema "Respeitar os Direitos Humanos no contexto dos fluxos migratórios no mediterrâneo", com a presença da Vice Presidente da Comissão / Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiro e a Política de Segurança, Frederica Mogherini, o Comissário para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres.
Carlos Coelho, a propósito dos últimos desenvolvimentos sobre Schengen, questionou o Comissário Avramopoulos: "Ontem assistimos a uma reacção, a meu ver razoável, da Alemanha, ao afluxo enorme de refugiados que se faz sentir. O que vai fazer a Comissão com os países que, ao contrário da Alemanha, estão a fechar fronteiras para não receber refugiados?"
Dirigindo-se a António Guterres, Carlos Coelho apelou à experiencia do ACNUR: "Como sabe ao estarmos a implementar um mecanismo de transferência, teremos de acautelar movimentos secundários. Ou seja, pessoas que pretendam ir para outros países que não aquele para onde foram transferidos. Qual a experiência que nos pode transmitir a este respeito?". O Deputado solicitou ainda que comentasse a posição do que "invocam o medo de infiltrados terroristas para negar ou diminuir a ajuda humanitária".